Caraca, que semana complicada; 12 horas trabalhando abaixo do mal tempo é pra matar qualquer um no cansaço.
Mais tive tempo para amadurecer melhor o gancho que deixei no post anterior que falava sobre o demônio e a wicca.
Em primeiro lugar; a wicca sendo uma religião alinhada com a natureza desconhece a noção de uma entidade totalmente boa ou totalmente má.
A Deusa é a própria terra, que nos dá o sustento e o alimento, mais ao mesmo tempo nos dá terremotos, erupções vulcânicas, furacões.
O Deus é o próprio sol, que nos dá calor, luz e fertiliza a terra, mais mesmo assim nos ataca com seus perigosos raios ultravioleta.
Muito se tem especulado por aqueles que estão fora da arte, imaginando coisas absurdas e sem fundamento, baseadas no medo e no preconceito.
Pensando nisso; em abril de 1974, o conselhos de bruxos americanos adotou um grupo de princípios da crença wiccana. Pessoalmente, me comprometo com estes princípios.
1-praticamos ritos que nos sintonizam com os ritmos naturais das forças vitais sinalizados pelas fases da lua e pelas mudanças e ápices das estações.
2-reconhecemos que nossa inteligência nos traz uma responsabilidade única em relação a nosso ambiente. Buscamos viver em harmonia com a natureza, em equilíbrio ecológico, oferecendo um compromisso com a vida e a consciência dentro de um conceito evolucionário.
3-reconhecemos uma profundidade de poder muito maior do que é aparente para as pessoas comuns. Porque é bem maior que ordinário, ela é algumas vezes chamada de “sobrenatural”, mas a vemos como parte potencialmente natural a todos.
4-compreendemos que o poder criativo do universo manifesta-se pela polaridade – como masculino e feminino – e que este mesmo poder criativo vive em todas as pessoas, e funciona mediante a interação entre masculino e feminino. Não valorizamos um acima do outro, sabendo que um é o suporte do outro. Valorizamos o sexo como prazer, como um símbolo da vida, e uma das fontes de energia usada na prática mágica e culto religioso.
5-reconhecemos mundos exteriores e interiores, ou psicológicos, mundos algumas vezes conhecidos como o mundo espiritual, o inconsciente coletivo, planos interiores, etc. e vemos na interação dessas duas dimensões a base para os fenômenos paranormais e exercícios mágicos. Não negligenciando nenhuma dimensão em função da outra, vendo ambas como necessárias para a nossa plenitude.
6-não reconhecemos nenhuma hierarquia autoritária, mas honramos os que ensinam, respeitamos os que partilham seu maior conhecimento e sabedoria, e reconhecemos os que corajosamente dão de si mesmos em liderança.
7-vemos religião, magia e sabedoria de vida como unidas na forma pela qual uma pessoa vê o mundo e nele vive – uma visão do mundo e filosofia de vida que identificamos como bruxaria – o caminho wiccano.
8-chamar a si mesmo de bruxo ou bruxa não faz de você um bruxo ou bruxa – nem o faz a hereditariedade pura e simples, nem o colecionar de títulos, graus e iniciações. Uma bruxa busca controlar as forças dentro de si mesmas que tornam a vida possível de forma que se viva sabiamente e sem prejudicar os outros e em harmonia com a natureza.
9-acreditamos na afirmação e plenitude da vida em uma continuação da evolução e desenvolvimento da consciência, dando significado ao universo que conhecemos e a nosso papel dentro dele.
10-nossa única animosidade em relação ao cristianismo, ou em relação a qualquer outra religião ou filosofia de vida, é quando suas instituições proclamam ser “o único caminho” e buscam negar a liberdade de outros e suprimir outros caminhos de crença e prática religiosa.
11- como bruxos americanos, não somos ameaçados por debates sobre a história da arte, as origens dos vários termos, a legitimidade de vários aspectos de diferentes tradições. Nos preocupamos com nosso presente e futuro.
12-não aceitamos o conceito de mal absoluto, nem adoramos a entidade conhecida como “satanás” ou o “demônio”, como definido pelo cristianismo. Não buscamos poder pelo sofrimento de outros, nem aceitamos que o benefício pessoal possa vir apenas por negá-lo a outra pessoa.
13-acreditamos que devemos buscar dentro da natureza o que trará contribuição a nossa saúde e bem-estar.
Esses são apenas alguns dos conceitos seguidos pela maioria dos wiccanos, existe mais um monte de conceitos que irei abordar em outros momentos, porque agora preciso dormir, fui!!!